Empreendedora individual utiliza redes sociais para divulgar seu pequeno negócio
Seg, 15 de Abril de 2013 20:24

No começo, a ideia era unir o desejo de ter um negócio próprio à necessidade de ocupar o tempo livre, e o que era apenas uma vontade se transformou rapidamente em uma atividade rentável, graças, em grande parte, a utilização das redes sociais. Atendendo em média 50 pedidos por semana, a empreendedora Júlia Miranda comemora o sucesso alcançado pela sua empresa de comidas sob encomenda, criada há menos de um mês.
“Sempre gostei de cozinhar, e ter um negócio próprio, um restaurante, barzinho, um café, e no último dia 3 de março dei início a essa atividade de comidas sob encomenda, que também é uma necessidade dos mossoroenses, ter comida fresca, entregue em domicílio. É uma experiência que vem dando certo, e o retorno veio mais rápido do que eu esperava, superando todas as expectativas”, destaca Júlia Miranda.

A divulgação das receitas e dos pratos criados por Júlia começou a ser feita três dias após a atividade empresaria ser iniciada. Utilizando redes sociais como Facebook , o Instagram, e aplicativos como o Whatsapp (que permite a troca de mensagens entre celulares conectados à internet, de forma instantânea), ela rapidamente viu seu negócio crescer, alcançando um público cada vez maior, recebendo pedidos, inclusive, de equipes de um hospital da cidade.

“As redes sociais são 100% responsáveis pela divulgação do meu trabalho. No Facebook, por exemplo, mantenho contatos com pessoas que nunca tinha visto antes, são amigos de amigos, clientes que ficaram sabendo do negócio através do boca a boca, e decidiram visitar nossa página na internet”, explica a empresária, acrescentando que cada foto que adiciona ao perfil na rede social é visualizado em média 600, 700 vezes.
Com o crescimento da empresa, Júlia Miranda já procura um novo espaço para desenvolver suas receitas, já que hoje todos os pratos são feitos em sua própria residência. “Estou procurando um espaço maior, e também pensando em contratar uma pessoa para me auxiliar, além de alguém para fazer as entregas, pois hoje tudo está concentrando em mim”, diz.
O próximo passo de Júlia Miranda também é a regularização da microempresa. Para isso, ela já procurou o escritório do Sebrae em Mossoró, que repassou as informações necessárias para oficializar o seu negócio. “Eles nos deixam muito motivados, devido a facilidade que apresentam para montar o próprio negócio”, frisa.

Sebrae aponta dicas para utilização adequada das mídias sociais

Ao utilizar as redes sociais enquanto ferramenta de disseminação de uma nova marca que está surgindo no mercado, alguns pontos devem ser levados em consideração, para que os resultados esperados sejam alcançados. Essa é a orientação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
De acordo com o gerente da Unidade de Orientação Empresarial (UOE) do Sebrae-RN, Edwin Aldrin, alguns critérios devem ser priorizados na hora de adotar as mídias sociais enquanto elementos de divulgação.
"É preciso prestar bastante atenção nos elogios, e também nas críticas, respondendo-as sempre, mesmo aquelas que não são construtivas. É importante frisar também que aquele empresário sem habilidade na utilização dessa ferramenta pode acabar queimando a imagem do produto", explica.
Ainda conforme Edwin Aldrin, o Sebrae-RN disponibiliza para os microempreendedores diversos canais em que a importância das mídias sociais é o foco principal. "No endereço eletrônico www.conecteseunegocio.com.br o empreendedor acompanha o passo a passo de como criar o seu próprio site, gratuitamente, em parceria com o Google. Há ainda o curso virtual Internet para Pequenos Negócios - IPN, que pode ser realizado, também de forma gratuita, pelo site www.ead.sebrae.com. br", detalha, acrescentando que no próprio são oferecidas palestras e orientações para quem tiver dúvida a respeito do tema.

5 hábitos para extrair mais das mídias sociais, segundo o Sebrae

1. Procure as pessoas influentes
O seu alvo deve ser as pessoas mais influentes nas mídias sociais. Identificar 100 pessoas influentes é exponencialmente mais efetivo do que conseguir 5 mil followers menos influentes. Por quê? Quando um perfil influente republica os seus posts ou comenta em algum link, sua mensagem pode atingir centenas de milhares de usuários de Twitter ou Facebook em um instante.

2. Saiba quem são seus seguidores
Mídias sociais devem ser, acima de tudo, sociais. Isso pode ajudar em diversas maneiras. Ao se comunicar com seu seguidor, usar os interesses do próprio internauta pode ser uma forma de desenvolver uma conexão maior com o usuário.

3. Sempre responda
Criar um diálogo ajuda a prolongar a conexão nas mídias sociais, ainda que pareça um tópico negativo.

4. Agende-se
Quanto mais ativa uma empresa nas mídias sociais, melhor. Agendar posts com uma ferramenta como HootSuite, na qual você pode programar uma postagem para ser publicada mais tarde, significa assegurar que você tem uma presença ativa.

5. Aventure-se para além do
Twitter e Facebook
Sites mais novos, como o Pinterest, podem ser um lugar melhor para desenvolver seguidores, dependendo do assunto, porque há uma grande massa de usuários simplesmente clicando em tudo e conferindo todas as novidades. Tenha sempre um olho para novas mídias em ascensão.

Jornal o Mossoroense - 31/03/2013