Governo do Estado anuncia segunda fase do Juro Zero
Qua, 20 de Março de 2013 21:39

Até o final deste ano o Governo do Estado pretende colocar em prática a segunda etapa do programa Juro Zero, destinado ao fomento de novos negócios para empreendimentos de pequeno porte de Santa Catarina.

A informação foi dada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável Paulo Roberto Bornhausen, ao participar na segunda-feira (18) da reunião semanal das diretorias da ACIJS e da APEVI no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

Paulo Bornhausen fez um relato das atividades da pasta que comanda na estrutura da administração estadual, mas deu destaque a projetos que dizem respeito à região Norte/Nordeste de Santa Catarina.

Sobre o Juro Zero, lançado em 2011, disse que a iniciativa se consolidou com mais de R$ 30 milhões emprestados a mais de 10 mil empreendedores individuais em todas as regiões do estado. Na segunda fase, prevista para os próximos meses, a meta é ampliar a presença do Estado junto aos empresários de pequeno porte e apoiar a implantação dos 11 pólos de desenvolvimento tecnológico que serão implantados.

“Temos hoje cerca de 2.400 pequenas empresas de pequeno porte que já contam com o suporte do Governo do Estado e do SEBRAE no que diz respeito à competitividade, principalmente pela via da capacitação. O Juro Zero 2 vai estar encostado neste segmento, mas também estará aberto a outros setores industriais e oferecendo as condições para que os pólos tecnológicos se desenvolvam na medida em que receberão empreendimentos com as características de inovação”, assinalou.

A respeito dos distritos de tecnologia, Bornhausen elogiou a articulação de Jaraguá do Sul. “É isto o que nós precisamos para que este projeto se viabilize, da mobilidade dos empresários e do gestor público. A cidade rapidamente organizou um projeto encabeçado pela Prefeitura com apoio da ACIJS e de outras entidades, com o projeto Jaraguá Ativa, que será estruturado para funcionar como um distrito tecnológico”.

Segundo o secretário, o papel do Estado deve ser de agregar esforços para que os projetos, liderados pelos municípios, se tornem realidade e façam com que Santa Catarina se destaque no cenário nacional e internacional. “O Inova@SC tem este propósito, de apoiar o distrito que, além de ser forte gerador de desenvolvimento da economia local, por meio dos benefícios que traz às empresas que estão instaladas no município, é importante atrativo para novos investimentos de empresas internacionais interessadas em se instalar no Estado, como é o caso da BMW”.

Na opinião de Paulo Bornhausen Jaraguá do Sul oferece todas as condições para o desenvolvimento de setores de ponta. “Há nesta região o histórico de ser um ambiente propício ao empreendedorismo, por concentrar indústrias inovadoras e com isto estimular a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico. Uma cidade que oferece este equilíbrio é ideal como ponto de partida para qualquer projeto ambicioso”, completa.

Durante o encontro com os empresários, o secretário confirmou que no dia 8 de abril será assinado em Florianópolis o memorando de entendimentos com a BMW para sua instalação em Araquari. Ele entende que a criação do Distrito Tecnológico surge em momento propício para a consolidação de um novo cenário do setor produtivo. “A criação do pólo automotivo é uma realidade, mas com este investimento Santa Catarina se tornará um centro de excelência no setor na medida em que já conta com indústrias metalmecânicas instaladas e reforçada por novos negócios que estão surgindo na região”.

 

Blog do Tim Francisco - 20/03/2013

Link de origem 

Bookmark and Share

 
      twitter2 facebook2 rss2

© 2011 - Desenvolvimento CIASC