Postos do Sine serão rede de apoio ao programa Juro Zero
Qua, 13 de Março de 2013 20:35
Um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e Um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) foi assinado na manhã desta quarta-feira, 13, em Florianópolis. A cerimônia teve a participação dos secretários da SDS, Paulo Bornhausen, e da SST, João José Cândido da Silva e de técnicos das duas secretarias.
Com esse acordo, segundo o secretário Paulo Bornhausen, as duas secretarias "estão cumprindo determinação do governador Raimundo Colombo, de aliar o desenvolvimento econômico com o desenvolvimento social. Estamos cuidando das pessoas, dando a elas a possibilidade de uma vida melhor", destacou o titular da SDS.
Os 104 postos de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Santa Catarina formarão uma rede de apoio às operações do programa Juro Zero, da SDS, e prestarão informações sobre o que é necessário para se tornar um microempreendedor individual (MEI). No total, são 24 postos de execução direta do Estado, vinculados à SST e outros 80 conveniados com as prefeituras.
A partir da semana que vem deve começar a articulação entre as duas secretarias e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), parceiro do Juro Zero, para realizar as capacitações dos técnicos nos postos do Sine sobre empreendedorismo e informações sobre formalização.
As informações prestadas pelo Sine serão principalmente para os trabalhadores que buscam uma colocação no mercado após a conclusão dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Social), e outros trabalhadores interessados na formação de empreendimentos e criação do próprio negócio.
Lançado em novembro de 2011, o Juro Zero já beneficiou 10.950 MEIs em todo Estado, movimentando mais de R$ 30 milhões. Com o programa, o MEI formalizado com receita até R$ 60 mil anual pode pegar empréstimo, de até R$ 3 mil e parcelar o valor solicitado em oito vezes. Ao realizar os sete primeiros pagamentos em dia, a última parcela que equivale aos juros da operação é paga pelo Governo do Estado.
Criado pela SDS, o programa tem apoio também da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) e da Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina (Amcred/SC).
O secretário da SST, João José Cândido da Silva, destaca que, com esta parceria, os 104 postos do Sine deixarão de ser apenas unidades de inserção do empregado no mundo do trabalho ou que prepara documentos para o seguro-desemprego. "Os postos passam a ser centros de trabalho, emprego e fomento ao empreendedorismo", ressaltou.
O secretário da SDS, Paulo Bornhausen, reforça a importância da parceria. "Estamos dando uma oportunidade para aquele que vai ao Sine em busca de emprego sair de lá como um microempreendedor individual e construir seu próprio futuro", ressalta.

jurozerosine_sitejurozero