Programa Juro Zero quita primeiros financiamentos
Ter, 31 de Julho de 2012 16:11
Com valor de empréstimos de quase R$ 12 milhões, Juro Zero é uma opção para quem quer expandir seu negócio
Em julho o programa do Governo do Estado para Microempreendedores Individuais (MEIs) completou oito meses e 4150 operações realizadas em Santa Catarina. Até meados deste mês, o Governo, por meio da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), já tinha pago mais de R$ 46 mil, referentes à oitava parcela do financiamento dos MEIs que não atrasaram suas prestações. Isso se refere ao pagamento de juros dos empréstimos realizados no dia oito de novembro de 2011, data em que programa foi lançado.
Desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), em parceria com o Badesc; Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC); e a Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina (Amcred/SC), o foco do Juro Zero é incentivar o investimento produtivo e a formalização de empreendedores populares, promovendo a inclusão social e a geração de emprego e renda.
"O programa é, antes de tudo, de inclusão social e econômica e de formação empresarial", ressalta o secretário da SDS, Paulo Bornhausen. Ele conta que o crédito é disponibilizado pelas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips). "Contamos com 19 instituições de microcrédito produtivo em todo Estado", relata. Os recursos repassados às Oscips são do Badesc, de juros sobre capital próprio, recolhidos em empréstimos feitos a municípios e empresas privadas, montante que antes era devolvido ao Estado.
Além do empréstimo, o programa também prevê o acompanhamento especializado feito por agentes de desenvolvimento treinados pelo Sebrae. "O Juro Zero não foi criado para as pessoas ficarem dependendo do dinheiro. O que nós queremos é que façam com que os MEIs fiquem viciados em conhecimento, no conhecimento que o programa oferece", esclareceu. Segundo ele, desta maneira a meta de cerca de 80% dos MEIs que querem se transformar em empresários do setor de Micro e Pequenas Empresas (MPE), será atingida.
Perfil dos Empreendedores Individuais
De acordo com o último relatório, 51,37% dos beneficiados pelo Juro Zero são mulheres e, do total, 32% têm entre 25 e 35 anos. O comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios lidera o ranking de empréstimos, seguido de cabeleireiros e obras de alvenaria. Os dados apontam que o município com maior número de operações foi Joinville, que atendeu 226 MEIs. Lages, Florianópolis, Blumenau e Brusque aparecem na sequência.
Os números mostram, ainda, que 64% dos microempreendedores aumentaram as vendas após a inclusão no programa e mais de 80% dos negócios têm menos de cinco anos de atividades.

Perfil dos Empreendedores Individuais