Governo vai aprimorar programa Juro Zero para MEIs
Seg, 16 de Julho de 2012 18:30
O secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, afirmou que o Governo vai aproveitar as sugestões dos operadores do Juro Zero para microempreendedores individuais (MEIs), reunidos na sexta-feira, 13, e sábado, 14, em Joinville, no 1º Seminário de Avaliação do Programa Juro Zero, com objetivo de aprimorar o programa. "A determinação do governador Raimundo Colombo é atingir e beneficiar o maior número possível de pessoas com o programa", disse.

A Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina - Amcred/SC realizou, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), o seminário simultaneamente com o 3º Fórum Catarinense de Microcrédito da Amcred/SC. Com a coordenação do presidente da Amcred, Luiz Carlos Floriani, cerca de 200 representantes de entidades de microcrédito e técnicos do Governo e do Sebrae/SC discutiram o programa e aproveitaram para celebrar a quitação dos contratos assinados em novembro do ano passado.

O presidente da Agência de Fomento de Santa Catarina - Badesc, Nelson Santiago, destacou a importância do encontro, que reuniu aqueles que, no atendimento direto, concretizam o Juro Zero. "Vamos examinar com toda atenção todas as questões levantadas aqui. Temos a certeza de que essa é a forma correta de aprimorar o programa, que nasceu justamente da capacidade do governo ouvir quem realmente opera o microcrédito no estado e quem conhece de perto as necessidades dos MEIs", ressaltou.

O secretário Paulo Bornhausen entregou o Diploma Comemorativo para a primeira microempresária de Joinville inscrita no Juro Zero, Nilcéia Souza da Silva. "A homenagem a Nilcéia, estendida a todos os MEIs do Juro Zero, tem um significado muito especial", enfatizou o secretário. "Hoje acabam todas as dúvidas, que são naturais, sobre o programa. A Nilcéia pagou em dia as sete primeiras parcelas e o Governo, através do Badesc, quitou a oitava, correspondente aos juros da operação. É Juro Zero mesmo, de verdade, todos agora podem confirmar", comemorou.

"A SDS garantiu o sucesso do programa ao contratar a consultoria do Sebrae/SC para os tomadores do empréstimo. Assim, a Nilcéia não teve dificuldades em investir bem o recurso contratado e pode estar aqui com a gente comemorando e já se preparando para fazer a segunda operação a que tem direito", explicou o diretor superintendente do Sebrae/SC, Guilherme Zigelli.

Paulo Bornhausen fez, em nome do governador Raimundo Colombo, uma recomendação aos agentes financeiros. "O Juro Zero não foi criado para as pessoas ficarem dependendo do dinheiro. O que nós queremos, e o que o governador pediu que eu dissesse a vocês, é que façam com que os MEIs fiquem viciados em conhecimento, no conhecimento que o programa oferece", esclareceu. Segundo ele, desta maneira a meta será atingida: que cerca de 80% dos MEIs se transformem em empresários do setor de Micro e Pequenas Empresas (MPE).

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - 16/07/2012