Oportunidades para crescer
Qua, 04 de Julho de 2012 13:40
Até sábado, Sebrae faz mutirão na praça da Bandeira para formalizar negócios
O professor de inglês Pablo Torrens vai poder ampliar, com mais facilidade, seu site em que disponibiliza pacote de aulas de inglês e português para serem feitas pela internet. Ele foi uma das pessoas que aproveitaram o mutirão do Sebrae/SC, que vai até sábado na praça da Bandeira, para formalizar o seu negócio. A mobilização faz parte da 4ª Semana do Empreendedor Individual.
Pablo conta que os benefícios foram decisivos para que optasse pela formalização. “Perdi oportunidades de fechar negócios com empresas por não ter CNPJ”, relata. A emissão deste documento permite que ele preste o seu serviço a grandes empresas e até ao próprio governo, além de poder ter conta bancária em nome do CNPJ e acesso a financiamentos.
Com a formalização, o coordenador regional do Sebrae, Jaime Dias Junior, explica que o professor de inglês passará a ter direitos trabalhistas e previdenciários. O empreendedor e sua famíla podem ter cobertura previdenciária (auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade após carência, pensão e auxílio-reclusão).
Para o microempreendedor se formalizar, Dias Junior explica que há algumas regras, como executar uma das 470 atividades previstas na Lei do Microempreendedor Individual (veja quais são em http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/entenda/quem.php), não ter faturamento superior a R$ 60 mil por ano, ter apenas um funcionário e não ser sócio de outra empresa.
Desde 2009, quando a Lei do Microempreendedor Individual foi regulamentada, 7.200 empreendedores individuais saíram da informalidade em Joinville.
O custo da formalização é o pagamento mensal de R$ 31,10 para o INSS, além de R$ 5 cobrados de prestadores de serviço e R$ 1, do comércio e indústria. Os valores são pagos via carnê emitido exclusivamente no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).

Até sábado, Sebrae faz mutirão na praça da Bandeira para formalizar negócios

A Notícia - 04/07/2012