Comércio varejista de vestuário lidera empréstimos do Juro Zero
Ter, 22 de Maio de 2012 21:03

Cabeleireiros aparecem em 2º lugar, com 7,58% das operações
O setor com maior número de empréstimos realizados pelo Juro Zero, programa para empreendedores individuais (EIs), é o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 15,58% das operações. Criado pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (SDS) e realizado em parceria com a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC) e a Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina (Amcred), o Juro Zero completou seis meses no inicio de maio com aproximadamente 3 mil empresários beneficiados.
Na sequência, estão os cabeleireiros com 7,58% e pedreiros 4,85%. No relatório de abril aparecem, ainda, costureiras e alfaiates, proprietários de lanchonetes, casas de sucos e similares, bares, esteticistas e profissionais que trabalham com instalação e manutenção elétrica. A maioria dos Eis são mulheres e 31% dos beneficiados têm entre 30 e 40 anos. "Houve um grande sucesso e esperamos que o programa Juro Zero se amplie de forma significativa. Com o passar do tempo, o resultado vai ser ainda melhor", fala o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Paulo Bornhausen.
Em uma análise das seis mesorregiões catarinenses, o Oeste aparece com 24,13%, ou seja, o maior número de atividades. Entretanto, Florianópolis e Lages são os dois municípios que mais liberaram empréstimos para o Juro Zero, deste novembro de 2011. Somente no mês de abril, foram realizadas 24 operações na capital do Estado, com movimentação de R$ 61.900,00 e 21 em Lages, concedendo R$ 49.500,00. Em terceiro lugar está Joinville, seguido de Brusque, Blumenau, Itajaí, São José, Chapecó, Jaraguá do Sul e Criciúma.

Cabeleireiros aparecem em 2º lugar, com 7,58% das operações

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - 22/05/2012