Juro Zero tem baixa inadimplência
Qua, 11 de Abril de 2012 22:02

Os números de operações do Juro Zero em março confirmam, segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, o acerto do investimento feito pelo Governo nos microsempreendedores individuais. “Depois de cinco meses, o índice de inadimplência é mínimo, de 0,86%. Como ainda faltam dois meses para a quitação dos primeiros empréstimos, nossa estimativa é que a absoluta maioria, praticamente todos os que entraram no programa, serão beneficiados”, afirma o secretário.

O programa, criado pela SDS para sustentar o crescimento econômico catarinense pela base, “dando aos MEIs condições que vão além do dinheiro para o seu desenvolvimento”, como explica Bornhausen, atingiu o montante de R$ 7.065.304.08 em março, totalizando 2.568 microempreendedores inscritos. De fevereiro para março, aumento em 25% o número de tomadores do crédito.

"Nós estamos, agora, desenvolvendo a parte mais substancial do programa, que é a consultoria de gestão e inovação, dada pelo Sebrae, individualmente, a cada tomador dos recursos do Juro Zero", informa o titular da SDS. Paulo Bornhausen explica que com essa consultoria, o índice de inadimplência tende a cair. “Essa é a fase em que os pedreiros, costureiras, manicures, vendedores de cachorro quente vão aprender a administrar o seu empreendimento. Vão aprender a ter mais lucros e, assim, vão ganhar o conhecimento necessário para não atrasar suas prestações e, assim, receber o benefício do Juro Zero”, enfatiza.

Com a consultoria, ainda segundo Bornhausen, “nós garantimos também a participação, fundamental, do Badesc na operação, junto com as Oscips; essas últimas, a ponta do programa, que lidam diretamente com os MEIs”, enfatiza.

No acumulado de 8 de novembro de 2011 até 31 de março de 2012, Lages aparece com o maior número de operações: 141 contratos. Nas cinco primeiras posições, seguem Florianópolis, com 132 operações; Joinvile, 126; Blumenau e Brusque, com 94 cada.

Em Chapecó, onde a SDS lança, nesta quinta-feira (12), o programa Nova Economia@SC, foram realizadas 90 operações do Juro Zero. O setor de serviço aparece sempre em primeiro lugar. São comerciantes de artigos de vestuário e acessórios; manicures e outros profissionais do setor de beleza; pedreiros; bar e restaurantes; e eletricistas em residências e estabelecimentos comerciais.

"Pelo perfil dos inscritos no programa, podemos afirmar que o Juro Zero está formalizando atividades essenciais para a comunidade. Além disso, faz a economia local girar", ressalta Bornhausen.

O Juro Zero é um programa do Governo do Estado, criado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável. “E realizado, concretizado, com as parcerias fundamentais do Badesc, Sebrae/SC e as Oscips - organizações de crédito espalhadas por todo o Estado”, conclui Paulo Bornhausen.

Bookmark and Share

 
      twitter2 facebook2 rss2

© 2011 - Desenvolvimento CIASC