Conselheiro da Fampesc e do Sebrae fala sobre "Juro Zero e a Micro e Pequena Empresa"
Sex, 04 de Outubro de 2013 19:58

No meu primeiro artigo (Bem-Vindo, Programa Juro Zero) destaquei que era preciso compreender a função do microcrédito para saber o impacto econômico de injeção de R$ 3.000,00 pode gerar em um pequeno empreendimento.

Apresentei, inclusive, o exemplo de uma Empreendedora Individual, que atua como cabeleira. “Ela pode fazer aquisição de equipamentos e insumos para o seu negócio sem ter que buscar recursos próprios, do seu dia a dia. Desta forma pagará a vista (e com desconto) para o fornecedor e terá a oportunidade de pagar em parcelas para o Banco de Microcrédito e se fizer isso em dia, não precisará pagar a última parcela que é justamente o juro que será pago pelo Governo do Estado”. Além disso, essa mesma empreendedora recebe orientações do Sebrae de como fazer a melhor gestão do recurso.

Depois de quase dois anos da primeira operação muitas etapas foram empreendidas. A primeira foi vencer os 'plantonistas do contra', ou daqueles que afirmavam que não daria certo e ainda existiam aqueles que torciam para não dar certo. Afinal um programa de tão fácil acesso não poderia vir do governo. A boa gestão foi a forma encontrada para vencer as dúvidas dos primeiros meses e foi também a boa gestão que fez com que o programa se consolidasse tornando-se uma referência nacional de política pública voltada ao empreendedor individual.

A Fampesc incluiu, em outubro de 2009, a criação do programa Juro Zero na primeira edição do Manifesto da Micro e Pequena Empresa e em novembro de 2011 o programa foi lançado oficialmente. Coube ao Sebrae a execução das orientações ao empreendedor, ao Badesc subsidiar os juros das operações, às agências de micro credito a execução da operação e à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, através da Diretoria da Micro e Pequena Empresa a gestão de todo o programa.

Depois de 17 mil operações, R$ 47 milhões emprestados, tantos outros empreendedores, empreendedoras e famílias alcançadas, cabe aqui o reconhecimento do trabalho de cada ator do processo e principalmente da ação da Diretoria de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Empreendedor Individual que também é resultado de uma ação do Sistema Fampesc e de seu Manifesto.

 

Marcio Manoel da Silveira - Conselheiro da Fampesc e do Sebrae

Adjori - 04/10/2013

Link de origem 

Bookmark and Share

 
      twitter2 facebook2 rss2

© 2011 - Desenvolvimento CIASC