Congresso reúne micro e pequenos empreendedores em Joinville
Sex, 04 de Outubro de 2013 17:12
Nesta sexta-feira, 4, e sábado, 5, será realizado o 45º Congresso Catarinense de Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual (Enconampe), na Expoville, em Joinville. O secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, que representará o governador Raimundo Colombo, fará uma explanação na abertura do evento, às 19h, sobre os programas da secretaria para o setor. "O Governo do Estado valoriza e investe em projetos para a base da economia catarinense. Entre nossas ações, temos o Juro Zero, destinado aos microempreendedores individuais; o Polos Industriais, para as micro e pequena empresas; o Desenvolvimento Territorial, que visa impulsionar novos empreendimentos em municípios de baixa presença empresarial; o Economia Verde e Solidária, que estimula projetos de associações de baixa renda que produzam com resíduos sólidos; e o Startup SC, com capacitação de empreendimentos digitais", relata.
O Enconampe visa reunir colaboradores e dirigentes das Associações de Micro e Pequenas Empresas (Ampes), por meio de palestras, troca de informações e parcerias. A previsão é que mais de 500 microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenos empresários (MPEs) participem do encontro.
Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Santa Catarina, os MEIs e MPEs correspondem a 99% das empresas. "Este setor gera mais de um milhão de empregos, o que corresponde a 62% do mercado de trabalho catarinense", esclarece Bornhausen.
Reunião da Fempe/SC - Antecedendo o 45º Enconampe, também na sexta-feira, 4, será realizada a reunião ordinária do Fórum Estadual Permanente das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais do Estado de Santa Catarina (Fempe/SC). O encontro será 14h, no Hotel Tannenhof, em Joinville.
"Discutimos as diretrizes do Governo e as demandas sociedade civil organizada e elaboramos, por meio do Fempe/SC, o anteprojeto da Lei Geral das MPEs. Agora, o anteprojeto de lei complementar do Estatuto Estadual da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e do Microempreendedor Individual está em fase final para ser levado à Alesc", explicou o diretor de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Empreendedor Individual (DMPE) da SDS, Cau Harger.

Reunião da Fempe/SC - Antecedendo o 45º Enconampe, também na sexta-feira, 4, será realizada a reunião ordinária do Fórum Estadual Permanente das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais do Estado de Santa Catarina (Fempe/SC). O encontro será 14h, no Hotel Tannenhof, em Joinville.