SC atinge a marca de 100 mil microempreendedores individuais
Sex, 19 de Outubro de 2012 20:18

Santa Catarina atingiu a marca de cem mil microempreendedores individuais (MEIs) formalizados esta semana. O número coloca o Estado entre os dez com o maior número de MEIs no País. Entre as vantagens da formalização está a possibilidade de emitir nota fiscal e todos os direitos previdenciários garantidos, como auxílio doença, licença maternidade e aposentadoria, além de acesso ao crédito mais barato e facilitado.

Para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC, Sérgio Cardoso, a formalização traz também a oportunidade de crescimento. "Ao entrar no mercado formal, muitos microempreendedores individuais observam aumento no número de clientes, já que a possibilidade de emitir nota fiscal amplia o acesso a novos mercados, como grandes empresas e o poder público", diz.

O Sebrae integra o grupo que reúne órgãos públicos e instituições de apoio aos micro e pequenos negócios responsáveis por colocar o empreendedor individual em prática e por definir estratégias para seu aprimoramento. Além de incentivar e ajudar os empreendedores no processo de registro, o Sebrae orienta quem já se formalizou para fortalecer e desenvolver seus empreendimentos.

"Conseguimos tirar nossos empreendedores da informalidade, o desafio agora é zelar para que estes empreendedores prosperem na atividade e que as políticas públicas sejam favoráveis. Mais do que comemorar a marca, precisamos garantir que eles permaneçam na formalidade e cresçam cada vez mais", observa Cardoso.

Criado em julho de 2009 para incentivar a formalização de profissionais que trabalham por conta própria, o programa contabiliza mais de 2,9 milhões de MEIs no país. Os inscritos no MEI pagam uma contribuição mensal ao INSS de 5% do salário mínimo e R$ 1 para quem trabalha com o comércio ou com a indústria e R$ 5 para prestadores de serviços. As duas cobranças vêm no mesmo boleto.

 

Economia SC - 18/10/2012

Link de origem 

Bookmark and Share

 
      twitter2 facebook2 rss2

© 2011 - Desenvolvimento CIASC