Nova Economia@SC promove competitividade nas empresas
Qui, 29 de Março de 2012 19:03
Com a intenção de aumentar a inovação e dar competitividade à economia e aos setores industriais catarinenses, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e em parceria com o Sebrae/SC, realiza lançamento do programa Nova Economia@SC, nesta sexta-feira (30), em Lages, com a presença do governador Raimundo Colombo. O programa Nova Economia@SC será lançando em outras 16 regiões do Estado nos próximos dois meses.
"Com esse programa, estaremos fortalecimento dos setores industriais de Santa Catarina, atuando para aumentar a competitividade das empresas e ajudá-las a acessar novos mercados”, avalia o governador Raimundo Colombo. “São ações de capacitação e diagnóstico dentro das empresas e dos setores econômicos, acompanhamento individual pelos agentes de operação financeira e inovação do Sebrae/SC, e rodadas de negócios para comercialização”, completa.
Nesta rodada de lançamento, com início em Lages, o Governo do Estado e o Sebrae/SC, assinam acordos de resultados com representantes de entidades do setores econômicos e seus polos industriais da Região Serrana. Os acordos caracterizam o compromisso dos empresários em participar das ações do projeto de Polos Industriais – um dos cinco projetos do Nova Economia@SC – e receber os agentes do Sebrae/SC. “É o início de uma virada na economia de Santa Catarina, apoiando quem precisa de apoio e semeando o crescimento do estado”, define o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen.
O projeto de Polos Industriais fortalecerá MPEs em mais de 40 polos setoriais definidos em Santa Catarina. A previsão é atender ao menos 2.400 empreendimentos. Agentes de Sebrae/SC levarão às empresas técnicas para aumentar a competitividade e orientações para facilitar o acesso a novos mercados pelos empreendedores. “A intenção do Sebrae/SC é promover a modernização das empresas pertencentes  aos setores industriais prioritários do Estado”, observa o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Guilherme Zigelli. “Com esse trabalho elas irão ganhar qualidade, excelência e produtividade”, aponta Zigelli. Para o diretor superintendente, o Sebrae/SC terá o papel de fornecer conhecimento em inovação e tecnologia, melhoria de gestão e ações de acesso a mercado.
Os eventos de apresentação e lançamento do Nova Economia@SC chegarão a 17 regiões de Santa Catarina. O primeiro será Lages, no Planalto Serrano, nesta sexta-feira (30), às 19 horas, na Associação Comercial e Industrial de Lages (ACIL). Até o final de maio, as apresentações chegarão a Blumenau, Chapecó, São Miguel do Oeste, Criciúma, Itajaí, Concórdia, Joaçaba, Jaraguá do Sul, Mafra, Canoinhas, Tubarão, Caçador, São José, São Bento do Sul, Joinville e Rio do Sul.
Projetos – Além do projeto de Polos Industriais, o programa Nova Economia@SC conta com outros quatro projetos: Juro Zero, Polos de Economia Verde, Desenvolvimento Territorial e Ilumina. Lançado em novembro de 2012, em uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Badesc, Sebrae/SC e Amcred, o Juro Zero oferece empréstimos sem juros aos MEIs que pagarem as prestações em dia. Porém, o diferencial do programa é a orientação e acompanhamento individuais dos agentes do Sebrae/SC aos participantes. Até 29 de fevereiro, foram registradas 2.096 operações de crédito, com R$ 5.757.274,80 emprestados.
O projeto de Polos de Economia Verde focará na criação de novos negócios que adotem o uso de resíduos sólidos industriais para produção sustentável e redução do impacto ambiental das industriais instaladas no Estado.
Para elevar a qualidade de vida das regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Nova Economia@SC conta com os projetos de Desenvolvimento Territorial e Ilumina. O Desenvolvimento Territorial identificará onde e quais as melhores oportunidades para o nascimento de micro e pequenos empreendimentos sustentáveis a fim de promover o desenvolvimento socioeconômico. Estão previstas ações em oito territórios. A fim de combater a exclusão digital, o Ilumina levará internet banda larga de qualidade para comunidades de menor IDH-M.
SC@2022 - O Nova Economia@SC é um dos quatro programa do Plano SC@2022, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, com a meta de implantar um modelo de desenvolvimento socioeconômico que garanta qualidade de vida aos habitantes de Santa Catarina. O Plano conta ainda com os programa Inovação@SC, para a área de ciência, tecnologia e inovação; Meio Ambiente Legal@SC, com foco em ações ambiental; e Educação TEC@SC, do qual fazem partes programas de capacitação e treinamento de profissionais para postos de trabalho na economia do futuro. Ao todo, estão previstos 19 projetos nessas quatro áreas.
O secretário Paulo Bornhausen acredita que o Plano SC@2022 levará o Estado à fronteira do conhecimento, a partir do uso de inovação e tecnologia com foco para o desenvolvimento sustentável. “Até 2022, a SDS e seus parceiros dotarão a Santa Catarina das ferramentas necessárias para se tornar uma referência nacional e internacional em sustentabilidade e inovação”, espera. De acordo com Bornhausen, além do apoio às empresas já instaladas, a SDS buscará atrair empreendimentos inovadores e agreguem valor à economia catarinense com conceitos sustentáveis.

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável - 28/03/2012