Força aos empreendedores
Qui, 02 de Fevereiro de 2012 16:55

Encerrado o prazo para adesão ao regime tributário diferenciado Super Simples, na terça-feira, 16,5 mil micro e pequenas empresas (MPEs) catarinenses aderiram ao programa, e passarão a pagar menos impostos a partir de agora, segundo o Sebrae/SC. O simples fato de o Estado contar com mais de 331 mil MPEs e 57 mil empreendedores individuais formalizados vale, também, como mais um eloquente indicativo do vigor e da variedade da economia de Santa Catarina.

O programa Super Simples, além de agregar novas empresas, permitirá a continuidade daquelas que teriam de abandoná-lo por terem ultrapassado o teto de faturamento e daquelas que estavam inadimplentes, eis que, nas novas regras, há previsão do prazo de até 60 meses para o parcelamento das dívidas tributárias.

São medidas oportunas e necessárias neste momento em que, após um período difícil, no rastro da crise financeira global, além de sufocada pelo Custo Brasil – e os indicadores declinantes da atividade industrial o comprovam –, a economia estadual retoma seu caminho, confirmando outra de suas melhores tradições: a reconhecida capacidade de se recuperar, com rapidez e engenho, de situações adversas.

Ao dar maior fôlego às MPEs e aos pequenos empreendedores individuais, o Super Simples destaca-se também como importante instrumento para conter o crescimento da chamada economia subterrânea através da formalização das iniciativas. Com a formalização, mais empregos com carteira assinada, mais arrecadação e estímulo a novos investimentos. Vale lembrar que muitas das grandes empresas catarinenses de hoje – não poucas com expressão internacional – nasceram como pequenos empreendimentos e, não raro, “no fundo do quintal”.

Cabe, ainda, um registro positivo para o importante trabalho que o Sebrae/SC realiza em prol dos empreendedores catarinenses.


Diário Catarinense - 02/02/2012
Link de origem

 

Bookmark and Share

 
      twitter2 facebook2 rss2

© 2011 - Desenvolvimento CIASC