6 erros que os novos empreendedores cometem
Sex, 25 de Outubro de 2013 17:34

Especialistas afirmam que ter conhecimento em finanças é essencial para a gestão de um novo negócio

 

São Paulo – Na hora de montar uma empresa, a maioria dos empreendedores foca somente na ideia de negócio e não identifica qual é a sua vantagem competitiva no mercado. “Ele tem que ter alguma coisa que o cliente perceba que os outros não têm; tem que investir em um diferencial”, recomenda Alessandro Saade, professor de empreendedorismo da Business School São Paulo.
Para Alexandre Martins, gerente do Sebrae-SP, um dos principais erros que os novos empreendedores cometem é não fazer um bom planejamento estratégico e financeiro. “Fica muito suscetível ao erro e acerto. Pode acabar gerando muito prejuízo financeiro por conta de um cálculo de fluxo de caixa equivocado, por exemplo”, explica.
Veja outros erros comuns que novos empreendedores cometem.

Na hora de montar uma empresa, a maioria dos empreendedores foca somente na ideia de negócio e não identifica qual é a sua vantagem competitiva no mercado. “Ele tem que ter alguma coisa que o cliente perceba que os outros não têm; tem que investir em um diferencial”, recomenda Alessandro Saade, professor de empreendedorismo da Business School São Paulo.
Para Alexandre Martins, gerente do Sebrae-SP, um dos principais erros que os novos empreendedores cometem é não fazer um bom planejamento estratégico e financeiro. “Fica muito suscetível ao erro e acerto. Pode acabar gerando muito prejuízo financeiro por conta de um cálculo de fluxo de caixa equivocado, por exemplo”, explica. 

Veja outros erros comuns que novos empreendedores cometem.

 

Não investir em planejamento

O pequeno empresário que acredita que não há necessidade de dedicar um tempo para planejar pode acabar não percebendo quando está tendo prejuízo. “É por meio da criação de indicadores que você sabe se a empresa vai bem ou se precisa mudar o plano mesmo. A correção da rota sem um planejamento prévio é mais difícil, pois pode resultar em uma perda de tempo”, explica Martins.

Para Saade, ao criar uma promoção, por exemplo, sem um planejamento é possível que mesmo vendendo todo o estoque o pequeno empresário acabe ficando no vermelho.

Pedir demais pelo produto

A precificação correta do produto ou serviço da empresa é essencial para os lucros da empresa ou startup. “Ao precificar o produto é preciso calcular quais são os custos fixos e marginais, precisa fazer um estudo”, explica Saade.

Para os empreendedores iniciantes, o professor recomenda que busquem cursos de marketing que possam ajudar nessa tarefa.

 

Acreditar que suas ideias são as melhores

Um empreendedor com pouca experiência e conhecimento limitado sobre o mercado que está entrando não pode deve agir de forma arrogante ao negociar com investidores ou potenciais parceiros de negócio.

Para os especialistas, é importante buscar conselhos de mentores ou empresários mais experientes no começo de um empreendimento.

 

Não dominar técnicas de gestão

Muitos empreendedores resolvem abrir um negócio mesmo sem ter conhecimento básico em gestão de empresas e conseguem ter sucesso. Entretanto, especialistas recomendam que pelo menos um dos sócios tenha uma boa noção de finanças.

Saade explica que um empresário também precisa saber comprar, negociar prazos e pagamentos. “Gerenciamento de estoque é outro ponto importante, para saber comprar quantidade correta”, completa.

 

Não buscar os melhores parceiros

As parcerias podem determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio. “Para uma empresa se desenvolver precisa de parceiros. Para ser mais competitiva e para que possa potencializar as suas vendas”, diz Martins.

A relação com os fornecedores é decisiva nos primeiros meses de uma nova empresa. “Tem que conhecer o seu fornecedor, saber se ele é comprometido e se entrega bem. Não dependa somente de um fornecedor. É ele que vai garantir a qualidade e a continuidade”, ressalta Saade.

 

Subestimar o plano de negócios

A elaboração de um plano de negócio pode nortear o caminho do novo empreendedor. “Para manter a empresa focada nos objetivos iniciais e fazer com que as metas sejam cumpridas”, diz Martins. Sem um plano, o empresário acaba deixando de lado também o estabelecimento de métricas.

 

Exame - 22/10/2013

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