Conheça 8 características de um empreendedor de sucesso
Qua, 02 de Outubro de 2013 16:37

O Brasil tem um dos indíces mais altos de preferência pelo negócio próprio. Saiba como ser bem-sucedido no seu!

 

Segundo pesquisa da Endeavor, o número de empreendedores no Brasil cresceu 44% nos últimos 10 anos.  O estudo mostra que 28% dos brasileiros já são empreendedores e que 33% têm vontade de ser. Outro ponto relevante é que se pudessem escolher, 3 em cada 4 brasileiros optariam pelo negócio próprio a ser um empregado ou funcionário de terceiros. Esta é a taxa mais alta no mundo, comparada aos outros países.

"Ponto importante para o crescimento na vontade de ser empreendedor também está nas facilidades que o governo brasileiro vem oferecendo, como é o caso do Micro Empreendedor Individual (MEI), que possibilitou que milhares de micro empreendedores saíssem da marginalidade", explica Ricardo M. Barbosa, diretor da Innovia Training & Consulting. "A criação da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), que permite que uma pessoa física seja titular de todo o capital de uma empresa, devidamente integralizado é outra iniciativa relevante", acrescenta.

Apesar de o empreendedorismo estar em alta, há o problema do fechamento rápido das empresas, que entre outros muitos fatores, tem a ver com o fato de as pessoas não possuírem características empreendedoras, dedicando-se apenas a conhecer superficialmente o produto ou serviço que querem ofertar. Mesmo nestes casos, é possível buscar aperfeiçoamento, no caminho para consolidar uma empresa de sucesso. Veja abaixo 8 dicas práticas para quem deseja desenvolver seu empreendorismo e ser bem-sucedido no seu próprio negócio:

Iniciativa e pró-atividade - Em qualquer empresa, ter iniciativa e pró-atividade dará destaque, mostra que se é engajado e quer crescer. O empreendedor, por sua vez, não se preocupará apenas com os demais funcionários, mas com todos os concorrentes que existem no setor de atuação, portanto, agir é imprescindível para fazer os resultados aparecerem.

Autoconfiança  - O profissional que quer ter seu empreendimento precisa confiar em si mesmo para tomar decisões, arriscar e buscar novas formas de solucionar um problema que envolve vários setores.

Análise e Planejamento -
É importante analisar os concorrentes, a economia, os setores externos que possuem ligação com a sua empresa, para conhecer os riscos e as estratégias mais eficazes. Dessa forma é possível antecipar ações e não apenas apagar incêndios.

Conexões e Criatividade - O empreendedor deve estar atento às inovações e mudanças do mundo. Saber aplicar essas inovações ao cotidiano da empresa e ao seu campo de atuação pode levar a um retorno imediato.

Controle - O empreendedor não pode esquecer que ele está no comando, e que é possível e aceitável delegar as funções, mas não é adequado entregar todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável que ela seja. Portanto, esteja à frente, crie métodos que possibilitem a visibilidade de todos os projetos em andamento, com o bom e velho relatório.

Liderança - Ser líder não é a tarefa mais fácil de todas, porém é importantíssimo que o empreendedor saiba liderar com eficácia, planejar, dividir as funções, reunir e organizar as ações, entre outras atividades que o líder precisa ter para que a equipe esteja, sobretudo, motivada e segura em trabalhar com você.

Persistência e Otimismo - Em várias fases a empresa poderá passar por dificuldades, falta de clientes, crise externa e interna, mas o que fará com que o barco não afunde é o otimismo e a persistência, atrelada ao jogo de cintura para driblar os problemas. Nesta hora é preciso ter em mente o seu potencial e suas habilidades e a partir daí iniciar o plano de ação para conquistar seus objetivos.

Aprendizagem Contínua - O bom profissional, sendo ele empreendedor ou não, busca a capacitação, portanto se não possuir algumas das características citadas, busque aprendê-las,  para mais tarde desenvolvê-las e aprimorá-las com o conhecimento adquirido, trandformando-o em sucesso!

 

Administradores - 01/10/2013

Link de origem

Bookmark and Share

 
      twitter2 facebook2 rss2

© 2011 - Desenvolvimento CIASC